quarta-feira, 3 de junho de 2009

Caminhos de Darwin


A Teoria da Evolução das Espécies por meio da Seleção Natural, desenvolvida pelo naturalista britânico Charles Darwin e, independentemente, por Alfred Wallace, completou 150 anos em 2008. Em 2009 estão sendo celebrados os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos de seu clássico livro A Origem das Espécies.

Como parte das comemorações, o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Casa da Ciência da UFRJ e o Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ) organizaram em novembro passado a Expedição Caminhos de Darwin. O projeto contou com a presença do tataraneto de Darwin, Randal Keynes, e percorreu o mesmo caminho que fez o naturalista quando esteve no Rio de Janeiro, em 1832. A expedição envolveu 12 municípios e teve a participação de cientistas, professores, alunos e jornalistas.

Durante a viagem, foram inauguradas placas comemorativas, com mapa do Estado sinalizando o trajeto de Darwin e as observações do seu diário sobre o lugar. Palestras, exibição de vídeos, exposição de trabalhos de alunos e professores, apresentação das espécies citadas no diário do naturalista e do hino nacional cantado em Tupi Guarani foram algumas das atividades preparadas pelas cidades visitadas.